quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

1030 - Acidentes com fogos de artifício no Brasil

Considerada uma das maiores celebrações do País, as festas juninas não são apenas sinônimo de diversão, mas também de aumento do risco de queimaduras e acidentes com fogos de artifício. De acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), além de mortes – aproximadamente 10 a cada ano –, o manuseio inadequado desse tipo de explosivo tem levado à internação, em média, 500 pessoas por ano. Queimaduras, lesões com lacerações e cortes, amputação de membros, lesões auditivas, de córnea ou perda da visão são alguns dos principais perigos nesta época do ano.
Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2008 a 2016, 4.577 pessoas foram internadas para tratamento por acidentes com fogos de artifício, com destaque para os estados da Bahia (961 hospitalizações), São Paulo (850) e Minas Gerais (640). No mesmo período, 133 pessoas foram internadas devido a esses acidentes no estado do Ceará.
Clique aqui para ver os números de internações, de 2008 a 2016, por queima de fogos de artifício no Brasil, por estado e ano de atendimento. Fonte: SIH/SUS
“Em média, são registradas cerca de 85 internações no Brasil somente no mês de junho. Se considerarmos que em algumas regiões as festas juninas têm início nas quermesses de maio e vão até julho, podemos verificar que um terço de todas as hospitalizações do ano acontecem apenas neste período de 90 dias”, explica Pedro Nader, coordenador da Comissão de Cirurgia Plástica do CFM, que mantém um núcleo de queimaduras.
Nader acrescenta que, em caso de acidente, as pessoas devem procurar o serviço de saúde mais próximo, para atendimento médico adequado. “Se possível, lave o ferimento com água corrente, evite tocar na área queimada e não use nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo e pomadas”, recomenda.
Jornal do CFM, n.º 269, julho de 2017

Nenhum comentário: