sábado, 26 de novembro de 2016

924 - ORL, a especialidade médica filha da luz

Discurso de Abertura
Sebastião Diógenes Pinheiro
Presidente de honra
"Gostaríamos de saudar os componentes da mesa no nome do presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial - Dr. Sady Selaimen Costa, que por ordenação estatutária é o presidente executivo do 45º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial; saudar todos os palestrantes no nome do Dr. Michael Paparella, que muito nos honra com a sua presença; saudar todos os congressistas no nome do presidente da Sociedade Cearense de Otorrinolaringologia e Endoscopia Peroral - Dr. André Alencar Araripe Nunes; saudar o Dr. Jorge Alberto Spinosa e os demais colegas da Colômbia, o país convidado; e uma saudação especial a todos os expositores, amigos solidários na realização dos nossos eventos.
Prezados colegas e familiares.
Pedimos vênia para principiar a nossa mensagem informando que os ilustres congressistas estão na Terra da Luz, como tradicionalmente é conhecido o Ceará, porque foi a pioneira província do Brasil Império a abolir a escravidão negra, fato histórico memorável acontecido em 25 de março de 1884 - portanto, quatro anos de o Brasil fazê-lo.
Recorrendo a um raciocínio por analogia, ousamos afirmar-lhes, para orgulho de nossa gente, que os senhores e senhoras, figuras solares da otorrinolaringologia nacional e internacional, encontram-se, por sua vez, na Cidade Luz, assim, o proclamamos Fortaleza neste período luminoso, de 25 a 28 de novembro de 2015, porque tem a fortuna de sediar o  - considerado o maior evento científico brasileiro da especialidade em importância e em número de participantes.
A Otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade médica filha da luz, desde a luz que alumia os nossos campos de atuação àquela que resplandece da sabedoria dos otorrinolaringologistas que exercem a profissão nos seus mais diversos aspectos: no ensino na graduação médica; na pós-graduação latu sensu stricto sensu; na especialização; na pesquisa científica; e nas atividades médicas assistenciais clínicas e cirúrgicas. Trata-se de uma das mais antigas e complexas especialidades médicas, cuja atuação compreende o estudo, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das doenças que afetam órgãos sensoriais, tais como a olfação, a gustação, o equilíbrio e a audição, bem como, os organismos da respiração, da deglutição e da fase efetora da linguagem falada. Destaca-se, ainda, o grande avanço na medicina do sono e na cirurgia craniomaxilofacial, alcançando, nestas últimas décadas, o estado de arte na cirurgia estética da face."
[...]
Inicial do discurso de abertura do 45º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial, em Fortaleza, proferido por Sebastião Diógenes Pinheiro (foto), presidente de honra do Congresso. Este trecho foi transcrito das páginas 272-273 de Semeando Cultura, uma antologia da Sobrames-CE que tem entre os autores o médico otorrinolaringologista Sebastião Diógenes. Notar que o orador/escritor, após se referir ao Ceará como Terra da Luz e à Fortaleza como Cidade Luz, com grande propriedade descreve a sua mui amada ORL como "uma especialidade médica filha da luz". Navegando à vol d'oiseau sobre os extensos campos da luminosa especialidade que abraçou.

Nenhum comentário: