terça-feira, 18 de outubro de 2016

911 - Algumas curiosidades médico-literárias

O médico reumatologista e escritor Pedro Nava parafusava os móveis de sua casa a fim de que ninguém os tirasse do lugar.
Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. "Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue", conta Agnes, a filha mais nova.
Em 2002, o médico sanitarista Moacyr Scliar esteve envolvido em uma polêmica com o escritor canadense Yann Martel, cujo romance "A Vida de Pi", vencedor do prêmio Man Booker, foi acusado de ser um plágio da sua novela "Max e os Felinos". Martel admitiu ter lido uma resenha sobre o livro de Scliar, em que encontrou uma "faísca de vida" para desenvolver a metáfora de um náufrago que tem de conviver com uma fera. Ao final, o escritor gaúcho disse que a mídia extrapolou ao tratar do caso, e que ele nunca teve o intuito de processar o escritor canadense,
José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue deixou a medicina para se dedicar à carreira de escritor e já publicou mais de mil e cem livros, tornando-se recordista mundial. A altíssima produtividade não visava figurar no Guinness Book, mas somente garantir seu sustento. Ryoki chegou a dominar 95 por cento do mercado de pocket books no Brasil.
Curiosidades médico-literárias ou curiosidades médicas-literárias?
O correto é "médico-literárias". Excetuando o adjetivo composto "surdo-mudo" - qual apresenta flexão nos dois elementos - apenas o último elemento dos adjetivos compostos deve ser flexionado.

Nenhum comentário: