quinta-feira, 6 de outubro de 2016

907 - O Prêmio Nobel de Medicina de 2016

De acordo com o anúncio feito nesta segunda-feira (3), o cientista japonês Yoshinori Ohsumi foi laureado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2016 por sua descoberta do mecanismo de autofagia, processo pelo qual as células "digerem" partes de si mesmas.
"As descobertas de Ohsumi levaram a um novo paradigma em nosso entendimento de como a célula recicla seu conteúdo", declarou a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, na Suécia,
Em organismos de seres desnutridos, a autofagia é uma das estratégias de sobrevivência e permite que as células redistribuam os nutrientes para conseguir executar as atividades mais essenciais à vida.
O conceito de autofagia já tinha sido descoberto em 1960, quando cientistas observaram que as células eram capazes de destruir seus próprios componentes e transportá-los para uma unidade subcelular chamada de lisossomo.
(Kyodo/Reuters)
O Nobel de Medicina é oferecido desde 1901, e o pesquisador mais jovem a receber o prêmio foi Frederick G. Banting, que tinha 32 anos em 1923 e descobriu a insulina

Nenhum comentário: