segunda-feira, 30 de maio de 2016

864 - Dr. Heimlich finalmente usa sua manobra

Aos 96 anos, o Dr. Heimlich, finalmente, começou a usar a manobra salva-vidas que ele inventou: https://t.co/JSB4bU4og7 pic.twitter.com/vKO4kfU9mG
EUA (@USATODAY) – Henry Heimlich, o inventor da manobra que já salvou inúmeras vítimas de asfixia por corpo estranho, tem 96 anos e vive num lar de idosos em Cincinnati. Os funcionários dessa instituição são treinados na manobra de Heimlich, mas, na segunda-feira passada, quando Patty Ris, de 87 anos, teve um pedaço de hambúrguer alojado nas vias respiratórias, eles cederam a vez ao Dr. Heimlich.
O médico realizou o que ele havia ensinado a todos durante décadas, e a obstrução foi imediatamente desfeita. Ris agora está bem! O maior mérito é que esta foi a primeira vez que Heimlich usou sua manobra para salvar a vida de alguém.
Em entrevista por telefone, na quinta-feira, Heimlich contou o que aconteceu. Ris estava sentada a uma mesa, ao lado dele. "Quando eu usei a manobra, ela se recuperou rapidamente", disse ele. "Isso me fez refletir sobre quão maravilhoso é este procedimento, que tem sido capaz de salvar todas essas vidas".
Seu filho, Phil Heimlich, disse que o pai regularmente atende pessoas que foram salvas ou salvaram outras pessoas de asfixia por corpo estranho. "Só o fato de que um homem de 96 anos de idade pode realizar isso, já é impressionante", disse ele.
Heimlich vive há seis anos nesse lar de idosos, mas ainda permanece ativo e em forma.
No Vietnã, ele é mais conhecido por outro de seus inventos: a válvula de drenagem torácica Heimlich. Diz ele: "A coisa mais comovente em minha vida aconteceu em 1993, quando fui para o Vietnã, com 25 cirurgiões de tórax. Ao ser apresentado como Dr Heimlich, e tendo o nome conhecido por todos. eu pensei que era por causa da manobra de Heimlich. Mas, em seguida, o homem que me apresentou disse que era por causa da válvula de drenagem torácica, que já salvara milhares de vidas no Vietnã".
De uma nota no Deaconess:
A carreira de Dr. Heimlich é notável pela abundância de soluções criativas e simples que, a partir de 1945, ele indicou para problemas de saúde aparentemente insuperáveis,. Embora atribuído também a um Grupo Naval dos EUA na China, durante a Segunda Guerra Mundial, Dr. Heimlich inventou um tratamento inovador para as vítimas de tracoma, uma infecção bacteriana das pálpebras, então incurável e que estava causando cegueira na Ásia e no Oriente Médio. Ao usar uma mistura de sulfadiazina em uma base de creme de barbear nos pacientes com tracoma, um tratamento que se mostrou eficaz em centenas de pessoas.
De outra nota no Metafilter:
Seu filho, Peter M. Heimlich, alega que, em agosto de 1974 seu pai publicou o primeiro de uma série de relatos de casos fraudulentos, a fim de promover o uso de compressões abdominais para o salvamento de vítimas de quase-afogamento. Peter já gastou muito tempo acusando o pai e não somente por esta conduta.

Nenhum comentário: