quinta-feira, 10 de março de 2016

837 - Células terroristas

Não há cura para a biologia distópica
Por volta da virada do milênio, algumas conclusões perturbadoras surgiram na literatura biomédica. Macrófagos – células do sistema imunológico, cuja função é atacar e matar micróbios e outras ameaças para o corpo - não se reúnem em locais do tumor para destruir células cancerosas, como tem sido otimisticamente imaginado. Em vez disso, eles encorajam as células cancerosas a continuar a sua louca fúria reprodutiva. Frances Balkwill, a biólogo celular britânica que realizou alguns dos principais estudos de comportamento das células imunes "traíras", descreveu-se para seus colegas de campo como estando "horrorizada".
De um modo geral, a ciência médica continua a apresentar um rosto feliz para o público. Livros de auto-ajuda e websites aconselham pacientes com câncer a estimular o seu sistema imunitário para combater a doença.
... Mas as evidências do conluio de células imunitárias com o câncer continuam se acumulando. Macrófagos fornecem a células cancerosas fatores químicos de crescimento e ajudam a construir os vasos sanguíneos necessários a um tumor em crescimento. Então, eles estão intimamente envolvidos com o progresso mortal de câncer e podem ser responsáveis por até 50 por cento da massa de um tumor. Os macrófagos também parecem ser necessários ao câncer que avança para a sua fase mais terrível, a das metástases. Quando ratos cancerosos foram tratados para eliminar todos os seus macrófagos, os seus tumores metastáticos pararam de crescer.
Extraído de Terror Cells, por Barbara Ehrenreich. In: The Baffler

Nenhum comentário: