domingo, 30 de agosto de 2015

773 - Oliver Sacks, médico e autor de "Tempo de despertar", morre aos 82 anos

O neurocientista e escritor britânico Oliver Sacks morreu aos 82 anos neste domingo (30), vítima de um câncer terminal (melanoma), informa o jornal "The New York Times", que o descrevia como "o aclamado poeta da medicina moderna". O autor de livros de sucesso como "Enxaqueca" (1970), "Tempo de despertar" (1973), "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu" (1985), "Um antropólogo em Marte" (1995), "A ilha dos daltônicos" (1997), "Vendo vozes" (1998)"Alucinações musicais" (2007) e "Sempre em movimento" (2015) faleceu em sua casa, em Nova York.
Obras
The Best Oliver Sacks Books BooksEm suas obras, Sacks usou experiências clínicas para falar, de modo acessível e com abordagem literária, sobre mistérios do cérebro e do corpo humano.
Em "Tempo de despertar", Sacks faz um relato autobiográfico em que conta sua experiência com pacientes que sofriam de uma condição chamada encefalite letárgica. Narra também como, a partir da administração de um remédio de uso controverso, chamado levodopa, os doentes conseguiram sair, pelo menos brevemente, de seus estados catatônicos.
A história foi adaptada em um filme homônimo em 1990, protagonizado por Robin Williams, no papel do médico, e Robert De Niro, no papel de um paciente.,
Em "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu", Sacks contou histórias relacionadas a várias condições neurológicas raras. Entre as pessoas estudadas, havia pacientes que perderam a memória e outros incapazes de reconhecer objetos comuns, além de autistas capazes de feitos matemáticos ou artísticos extraordinários.
711 - Minha própria vida, por Oliver Sacks
"Há um mês, eu sentia que estava em boas condições de saúde, robusto até. Aos 81 anos, ainda nado uma milha por dia. Mas a minha sorte acabou – há algumas semanas, descobri que tenho diversas metástases no fígado. Nove anos atrás, encontraram um tumor raro no meu olho, um melanoma ocular. Embora a radioterapia e o laser para remover o tumor tenham me deixado cego desse olho, apenas em casos raros esse tipo de câncer dá metástases. Faço parte dos 2 por cento azarados."
(publicado originalmente em The NYT, em 19 de fevereiro de 2015)

Nenhum comentário: