sábado, 27 de junho de 2015

752 - Os problemas de saúde de Tintin

RESUMO
Introdução
Apesar do estilo de vida altamente perigoso dos personagens de histórias em quadrinhos, como Tintin, não temos conhecimento de qualquer descrição sistemática anterior dos desafios e dos problemas de saúde enfrentados por Tintin no curso de suas aventuras.
Métodos
Avaliamos o espectro dos problemas de saúde que Tintin sofreu em suas 23 aventuras, bem como as suas causas, consequências e relações com o ato de de viajar. Seus eventos foram classificados como traumáticos e não-traumáticas, e como intencionais (aqueles perpetrados por outros) e não intencionais.
Resultados
Encontramos 236 eventos que levaram a 244 problemas de saúde, 13 sequestros, seis hospitalizações e dois procedimentos cirúrgicos. Nos 244 problemas de saúde, houve 191 casos de trauma (78,3%) e 53 de casos não traumáticos (21,7%). A forma mais comum de trauma foi a concussão (62%), enquanto as formas mais comuns de não traumáticos foram problemas do sono (15,1%), depressão / ansiedade (13%) e o envenenamento por gás clorofórmio(13%). No geral, encontramos 46 perdas de consciência, incluindo 29 traumáticas e 17 não traumáticas. Dos 236 eventos, 69 (29%) foram perpetrados por outros contra Tintin (incluindo 55 tentativas de homicídio) e 167 (71%) foram por ações do próprio Tintin.
Conclusão
As qualidades quase sobre-humanas do personagem, um privilégio que o seu status ficcional lhe garante, tornam Tintin altamente resistente ao trauma. Ele também não é suscetível às doenças relacionadas com as viagens habituais, mas é facilmente influenciado por seus amigos e Snowy, seu fiel cão.
Les problèmes de santé de Tintin: plus de traumatismes que de pathologies du voyageur, La Presse Médicale
Autores: Eric Caumes, Loïc Epelboin, France Leturcq, Phyllis Kozarsky e Peter Clarke
Poderá também gostar de ver
628 - O homem do fígado de ouro

Nenhum comentário: