quinta-feira, 18 de junho de 2015

749 - O Vigitel 2014

Com o objetivo de subsidiar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças por meio de informações de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis, a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) vem sendo realizada anualmente desde 2006, pelo Ministério da Saúde. O Vigitel 2014 entrevistou quase 41 mil pessoas com mais de 18 anos, residentes de todas as capitais brasileiras e do Distrito Federal, entre fevereiro e dezembro de 2014.
Segundo Deborah Malta, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, "o Brasil tem feito algo inédito no mundo, que é manter esse sistema de monitoramento durante tantos anos. Nós sabemos que a obesidade e o excesso de peso são problemas generalizados no mundo e por essa razão o Vigitel é importante para subsidiar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças".
Dentre os resultados do Vigitel 2014, estão a estabilização da obesidade, o aumento da atividade física e do consumo de frutas e hortaliças entre os brasileiros.
Como forma de enfrentamento do excesso de peso e das doenças crônicas a ele associadas, o Ministério da Saúde vem lançando mão de ações como as Academias da Saúde, o Programa Saúde na Escola, o lançamento do Guia Alimentar e do Guia de Alimentos Regionais, entre tantas outras já discutidas neste Portal. Destaca-se a recém-lançada Campanha de Promoção da Saúde que incentiva a adoção de hábitos saudáveis por meio de 8 eixos: incentivo à alimentação saudável, enfrentamento ao uso abusivo do álcool, incentivo à atividade física, controle do tabagismo, incentivo à segurança no trânsito, incentivo à cultura da paz, incentivo ao ambiente saudável, e incentivo ao parto normal. Esperamos por mais resultados positivos em 2015!

Nenhum comentário: