segunda-feira, 21 de julho de 2014

639 - Onde há fumaça, há fogo

Deveria ter sido um assassinato perfeito. Em 1850, o conde Hyppolyte de Bocarme e sua esposa, a condessa Lydie, planejaram matar um rico irmão dela. Sua arma: a nicotina. Mas o plano era mais sutil do que fornecer-lhe cigarros e esperar que ele ficasse com enfisema pulmonar.
Nicotina é um alcaloide vegetal espetacularmente letal. A ingestão de menos de 30 miligramas de nicotina pura mata um ser humano adulto. E, para um assassinato, a droga parecia ser o veneno certo, pois os cientistas, em meados do século 19, não sabiam como detetar venenos de plantas em cadáveres.
Trabalhando em sua propriedade no sul da Bélgica, onde possuía um laboratório, o conde dizia a todos que misturava perfumes. Na realidade, ele estava a extrair nicotina de folhas de tabaco.
Quando o irmão rico da condessa veio visitá-los, o conde e sua esposa serviram-lhe um jantar envenenado e atribuíram sua morte, que aconteceu logo depois, a um acidente vascular cerebral. Mas os servos, lembrando-se dos estranhos experimentos do conde no laboratório, desconfiaram que algo estava errado. Entraram em contato com a polícia, que, por sua vez, contatou Jean Servais Stas, o melhor químico da Bélgica.
Stas, cujo trabalho sobre pesos atômicos foi essencial para a criação da tabela periódica, aceitou o desafio. Ele passou três meses à procura de uma maneira de extrair a nicotina de tecidos mortos. Finalmente, ele descobriu a mistura exata de ácidos e solventes para detetar a substância letal.
Os resultados obtidos pelo químico selaram o caso. E o conde foi condenado à guilhotina. A condessa, alegando que tinha sido forçada a participar da trama, escapou da condenação.
Hoje, o crime que eles cometeram ainda é lembrado por estudiosos forenses, embora ali mesmo terminasse o uso da nicotina como arma de um crime perfeito.
Extraído de 4 Toxic Moments in History, Neatorama

Nenhum comentário: