domingo, 6 de julho de 2014

634 - Língua humana e carboidratos

A língua humana pode ter um "sexto sentido". Pesquisadores descobriram que, além de reconhecer os gostos doce, ácido, salgado, amargo e umami, a língua também pode captar a presença dos hidratos de carbono, nutrientes que representam a nossa principal fonte de energia.
Quando foi utilizada sobre a língua uma solução de carboidratos, os pesquisadores observaram um aumento de 30 por cento da atividade em áreas do cérebro que controlam o movimento e a visão. Essa resposta cerebral é causada pela informação, a partir da boca, de que uma energia adicional na forma de carboidratos está chegando.
A descoberta pode explicar por que os produtos dietéticos são muitas vezes vistos como não tão satisfatórios quanto suas contrapartes reais e por que as bebidas ricas em hidratos de carbono parecem animar imediatamente os atletas, mesmo antes de seus corpos poderem converter os carboidratos em energia.
Aprender mais sobre como esta "sensação de carboidratos" funciona poderia levar ao desenvolvimento de alimentos adoçados artificialmente que os pesquisadores imaginam como tão hedonisticamente gratificantes como a coisa real.
Human Tongue Has A Sixth Taste, New Study Shows, AAAS Science
Provar também...
584 - A eletrogustação

Nenhum comentário: