segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

586 - Gigantes de Potsdam

Durante o reinado de Frederico Guilherme I existiu na Prússia um regimento de infantaria composto de soldados muito altos. Conhecidos como os "Gigantes de Potsdam", a população do país logo os apelidou de "Lange Kerls" ("Longos Caras").
A altura mínima exigida para ser recrutado para a unidade era 1,88 m, bem acima da média de altura para a época, e muitos deles tinham mais de 2 metros.
Frederico pagou somas consideráveis ​​de dinheiro para pais com filhos altos, e a estatura tornou-se uma qualidade valiosa e uma forma de obter privilégios.
Apesar dos altos soldos nem todo mundo na Prússia estava feliz. Sua obsessão com o aumento de estatura no regimento levou Frederico a recorrer ao recrutamento forçado e sequestros, bem como aos casamentos forçados entre mulheres altas e soldados do regimento com o objetivo de procriar filhos também altos.
Paradoxalmente, o rei nunca arriscou seus "Lange Kerls" numa batalha. Aliás, muitos soldados eram impróprios para as batalhas por causa da acromegalia. Na verdade, eles tornaram-se uma perfeita ilustração de que a estatura elevada não é necessariamente uma boa qualidade e pode custar muito dinheiro.

Nenhum comentário: