quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

582 - O ácido fólico na gravidez

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação da hemoglobina e de proteínas estruturais.
É recomendado especialmente na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural, que, entre os dias 18 e 26 do período embrionário, transforma-se na espinha. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo as principais: anencefalia e espinha bífida.
As doses diárias recomendadas são de 0,4 a 0,8 mg, no período de um mês antes da concepção até três meses de gravidez (1º. trimestre).
O principal problema nesta prevenção reside no fato de que cerca da metade das gestações no Brasil não são planejadas e, assim, quando as mulheres descobrem que estão grávidas já passou o tempo recomendado para se fazer a suplementação com o ácido fólico. Por este motivo, o principal foco de orientação é que as mulheres em idade reprodutiva tenham uma alimentação balanceada que contenha alimentos ricos em ácido fólico.
 As principais fontes deste nutriente são as vísceras, as carnes de boi e de porco, o feijão, a levedura de cerveja e os vegetais de folhas verdes como o espinafre, o aspargo, a couve e o brócolis, além de abacate, maçã, abóbora, cenoura, milho, leite e ovos.

Nenhum comentário: