quinta-feira, 9 de junho de 2011

267 - O uso do narguilé

Atendi recentemente uma senhora de 56 anos, professora, com queixas de febrícula, tosse, escarros claros e chiados no peito. Estes sintomas duravam há 10 dias e a paciente já tinha tomado um antibiótico (levofloxacina) por uma semana, oralmente, sem obter resposta satisfatória. Não fumava cigarros, mas vinha usando o narguilé nos últimos tempos. O exame físico do aparelho não mostrava alterações. Uma radiografia de tórax, feita no início da doença, mostrava um tênue infiltrado na base pulmonar direita. Orientada a não usar o narguilé, a paciente recebeu uma prescrição de corticoide oral (prednisona), por 5 dias, sequenciado por corticoide inalatório (miflasona), além de sessões de aerossolterapia com fenoterol associado a ipratrópio. Retornou ao ambulatório um mês após sem queixas respiratórias e com uma radiografia de tórax normal.
O relato deste caso isolado não é suficiente para afirmar que o consumo de narguilé tenha sido a causa do problema apresentado pela paciente. Mas não vou dar o "benefício da dúvida" a esta forma alternativa de tabagismo, posto que ele também ocasiona doenças. A propósito, transcrevo a seguir um trecho do artigo Formas não habituais do uso do tabaco, do Dr. Carlos Alberto de Assis Viegas, publicado em dezembro de 2008 no Jornal Brasileito de Pneumologia.


Ilustração
A Lagarta Azul fumando um narguilé.
A Lagarta Azul é uma personagem do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, que trava um diálogo com Alice (nos capítulos 4 e 5 do livro), em sua trajetória por um mundo fantástico, e ajuda a menina a resolver um de seus problemas.

Narguilé
"O narguilé também é conhecido por diferentes nomes como cachimbo d'água, water pipe, argileh, goza, hookah, shisha etc. Existem sugestões de que o narguilé teve sua origem na Índia e que tem sido utilizado extensivamente por mais de 400 anos. Atualmente seu uso é mais comum na Península Arábica, Turquia, Índia, Bangladesh e Paquistão. Porém, nos últimos anos, tem-se observado um verdadeiro renascimento de seu uso, principalmente entre jovens, inclusive em países ocidentais. Acredita-se que, atualmente, no mundo mais de 100 milhões de pessoas usem narguilé diariamente, sendo inclusive mais prevalente que o uso de cigarros em algumas partes do mundo. A prevalência de seu uso é bastante variável nas diferentes regiões, como, por exemplo, no Líbano, onde 14,6% dos adultos, 25% das grávidas e de 32% dos jovens universitários o utilizam regularmente. Em um recente inquérito realizado na Síria, demonstrou-se que, entre universitários, 62,6% dos homens e 29,8% das mulheres já haviam fumado narguilé alguma vez na vida e que 25,5% dos homens e 4,9% das mulheres o faziam de forma habitual.
Em alguns países europeus, assim como no Brasil, também tem havido um ressurgimento do uso do narguilé. Nos Estados Unidos já existem diversos bares especializados em seu consumo, especialmente em Nova York e Los Angeles.
A composição do tabaco usado para esta modalidade de consumo não é padronizada e seu conteúdo de nicotina é estimado entre 2% e 4%, em comparação com 1-3% do tabaco usado para cigarros. De forma semelhante, o monóxido de carbono está presente em maior percentual na fumaça do narguilé do que na do cigarro, inclusive acrescido também pela queima do carvão usado naquela modalidade. Em uma análise da fumaça originária da corrente primaria do narguilé, encontraram-se quantidades significativas de nicotina, alcatrão e metais pesados, além de arsênio, benzopireno, níquel, cobalto, berílio, cromo e chumbo, em quantidades maiores do que na fumaça de cigarro.
Outro dado que deve ser lembrado é que uma sessão de narguilé expõe o fumante a mais fumaça por um período mais longo do que ocorre quando se fuma cigarros. Os fumantes de um cigarro habitualmente inalam entre 8 e 12 baforadas de fumaça com 40-75 mL cada, em 5-7 min, inalando de 0,5-0,6 L de fumaça por cigarro. Por outro lado, uma sessão de narguilé habitualmente dura 20-80 min ou mais, durante a qual o fumante inala 50-200 baforadas num total de 0,5-1,0 L de fumaça. Desta forma, o fumante de narguilé deve inalar, em uma sessão, a mesma quantidade de fumaça que um fumante de cigarros inalaria se consumisse 100 ou mais cigarros.
Salientamos que a água usada no narguilé absorve pouco da nicotina (cerca de 5%), fazendo com que os fumantes sejam expostos a quantidades suficientes para que a droga cause dependência. Como a quantidade de nicotina inalada é um importante regulador da quantidade de tabaco fumado, resulta que os fumantes precisam inalar maiores quantidades de fumaça, ficando assim expostos a maiores quantidades de substancias cancerígenas e gases nocivos. Isto faz com que os fumantes de narguilé e seus fumantes passivos estejam em risco para as mesmas doenças causadas pelo ato de fumar cigarros, como câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias e efeitos adversos durante a gravidez."

Nenhum comentário: