sábado, 7 de agosto de 2010

187 - Filatelia Médica

O médico do trabalho e neurologista Élvio Armando Tuoto edita, desde 2007, o Filatelia Médica. Como o nome indica, é um blogsite que apresenta imagens de selos postais relacionados à medicina: personalidades, descobertas, eventos e instituições médicas. E Dr. Élvio torna mais proveitosa a visita ao blog, incluindo informações históricas em suas postagens.
Após uma visita geral ao Filatelia Médica, retornei para dar uma atenção especial a estes tópicos: tuberculose, Robert Koch (médico alemão que descobriu os bacilos da tuberculose e da cólera), Calmette (médico francês que, trabalhando com Guérin, criou a vacina BCG) e Cruz de Lorena.


A Cruz de Lorena (na figura ao lado) é uma cruz com dois braços transversais. Foi adotada, a partir de 1902, como símbolo internacional da "cruzada" contra a tuberculose, por sugestão do médico francês Gilbert Sersiron. A escolha dessa insígnia inspirou-se na cruz usada pelo Duque Godofredo de Bouillon, da região de Lorena, por ocasião da Primeira Cruzada para Jerusalém.

Publicado em EntreMentes


Post scriptum
Transcrevo este comentário de Marcelo Gurgel:
Caro Paulo,
Vale lembrar que o pneumologista José Rosemberg era filatelista, possuindo uma rica e inigualável coleção de selos relacionada à tuberculose, que ficou sob à custódia da sua viúva Ana Margarida.

Nenhum comentário: